Quer montar uma marmoraria em conjunto com sua empresa de moveis planejados?

Veja aqui as principais informações e máquinas que você precisa para expandir sua empresa.

O nome do bicho papão é “TERCERIZAR” o sobrenome é “SEM QUALIDADE” e esse é um dos principais motivos que empresários do ramo de construção civil e moveis planejados buscam abrir sua própria marmoraria.

Todos que estão construindo seu lar buscam preço baixo e qualidade, sim ou claro?!

A principal propaganda da sua empresa é o feedback dos clientes que construíram com você.
O que realmente importa é a qualidade do material e do serviço…
Por isso ser dependente de uma marmoraria tercerizadacom um mal acabamento, entregas atrasadas e materiais de 2° linha com certeza é péssimo para sua empresa e clientes.

Neste artigo irei apresentar a você quais serão os primeiros passos para abrir sua marmoraria e as principais máquinas destinadas a sua produção!

Documentação e FEEMA

Para abrir um estabelecimento, é preciso obter licença da Fundação Estadual de Engenharia e Meio Ambiente (Feema) e da prefeitura. Como o tratamento do mármore produz resíduos, é importante instalar tanques para depositar o material. Veja aqui como fazer um sistema de decantação e reaproveitar a agua.

Por ser uma atividade que gera altos níveis de ruídos, é importante que a marmoraria não esteja localizada próximo a áreas residenciais. Veja aqui o Limite de decibéis permitida.

.

Mão de obra na marmoraria

Uma das maiores dificuldades encontradas hoje neste ramo, é a mão de obra qualificada. Encontrar um profissional que esteja apto as funções da marmoraria, tem se tornado cada vez mais difícil.
Para se iniciar as atividades é preciso que além da parte administrativa, que sua empresa conte com profissionais como o acabador, cortador, polidor, vendas, administração e o encarregado. 

Qual o foco da sua produção?!

Essa é uma analise importante para sua marmoraria, devemos definir os melhores maquinários e equipamentos manuais para o seu carro chefe e objetivo.

As questões serão:

  • Qual área a produção será focada?
    Analise os principais cômodos que sua empresa quer atuar dentro da casa do cliente, exemplo: banheiros, cozinha, soleiras, bancadas e etc…
  • Após definir acima, o próximo passo é saber quais os principais materiais serão mais usados, exemplo: porcelanato, mármore, granito, nanoglass e etc..
  • A sua produção será focada de forma linear para o seu carro chefe, ou seja o fluxo dentro da sua marmoraria será para maximizar a agilidade dos cortes, acabamentos e colagem.

Exemplos de Produção Linear:

COZINHA
Inclui: Pia com área molhada, área seca, bancada americana, ilha e cooktop.

Para atingir todos os itens acima será necessário que suas máquinas realizem o corte reto, corte 45° (para saia e ilha), abertura da boca de pia e acabamento frontal.

As máquinas mais indicadas são:

BANHEIRO
Inclui: Pia, soleiras, nicho e basculante. Em casos especiais os pisos e revestimentos também são inclusos.

Para atingir todos os itens acima será necessário que suas máquinas realizem o corte reto, corte 45° (basculante e nicho) abertura da boca de pia e acabamento frontal.

As máquinas mais indicadas são:

MOVEIS
Existe uma grande variedade nessa área e na maioria das vezes os moveis em mármores e granitos são fabricadas com medidas padrões e produzidas de forma sequencial.
Alguns deles são: Mesas, bancos, pias prontas, mesas de centro e itens de decoração.

As máquinas mais indicadas são:

As melhores máquinas para marmoraria e suas funções: