Como fazer o sistema de decantação na máquina para marmoraira

Reaproveitamento da água

Os tanques de decantação são necessarios por 3 motivos:


  • Na Marmoraria é necessário o reaproveitamento da água, não podemos descartar a água utilizada na cortadeira para o meio ambiente, o sistema tem que ser “fechado” o resíduo gerado em forma de lama e pedaços de pedras devem ser acondicionados em tambores e direcionados para empresas responsáveis, como fabricantes de argamassa.
  • Para a bomba d’água não ter constantes entupimentos, é necessário que a água passe um período de decantação, onde o resíduo pesado ficara no fundo e a água mais limpa ficara na superfície.
  • Facilitar a limpeza semanal ou quinzenal, retirando os residuos em forma de lama, que é gerado durando o corte de granito.

Parte 1: Construindo os tanques de decantação

A vazão de água necessária para a maquina de cortar granito é de 1.800 L/h.

Recomendações da Maqfort:

2 Tanques de 1.000L ou 2 Caixas d’água de 1000L é o suficiente para formar 2 tanques de decantação para 1 e até duas máquinas de corte de granito. A confecção destes tanques é simples, basta ser feito abaixo do nível de escoamento da máquina de corte, as medidas podem ser
1 x 1 x 1 m ou seja,
1m de largura por 1m de comprimento e 1 m de profundidade, estas medidas são ideais para facilitar posteriormente a limpeza, medidas menores podem dificultar a entrada de uma pessoa para a limpeza.

1° – sistema de coleta:

Ao redor da máquina de cortar granito, faça um corte no piso de 10cm de largura x 2cm de profundidade, circulando toda area que tenha acesso a agua que cai da maquina de cortar granito, está “calha” deverá ter desnível gradativo para direcionar o liquido para o 1° tanque de decantação. Este sistema tem a vantagem de ser mais fácil a limpeza.

2° – Direcionamento:

Direcionar a água que escoa da máquina de corte para o 1° tanque, sendo que antes da água cair no primeiro tanque deve ser direcionada para um tubo PVC de 2″(polegadas), este tubo deve levar a água até o fundo do 1° tanque (deixar o tubo 15 cm acima do fundo do tanque).
O objetivo desta manobra é fazer com que as partes mais pesadas da água entre no tanque pelo fundo, mantendo as partes mais pesadas no fundo do mesmo.

3° – Limpeza da água pela gravidade:

Quando o 1° Tanque estiver cheio a agua deverá sair pelo ladrão.
Que será um tubo de 1″ (polegadas), saindo dessa forma da parte superior do 1° tanque e sendo conduzida para a parte inferior do 2° tanque, este tubo de 1″ também devera ser levado até 15cm acima do fundo do 2° tanque. A finalidade é a mesma, mater as partes mais sujas e pesadas da agua no fundo do 2° tanque.

Para questões de segurança: Prover uma “tampa” para os 2 tanques de decantação ou providencie que o local seja isolado e informado por meio de placas.
” Proibido acesso, risco de queda” ou “Atenção! Tanques abertos, mantenha-se afastado”.

Parte 2: Bombeamento

Opção 1:

Bombear para uma caixa d’água, que por gravidade conduzira a agua direto para a máquina de corte, caso opte por este sistema, utilizar um tubo de saida da caixa d’água de 3/4″ até chegar próximo a máquina de corte, coloque uma mangueira tmabém de 3/4″ presa no cano. (por meio de braçadeira) e e na outra extremidade colocar uma valvula de 3/4″ no “chuveirinho” da máquina de corte.
OBS: a mangueira deverá ter no minimo 2m de folga para realização do movimento da máquina.

A finalidade da valvula de 3/4″ é regular a água. Caso saia pouca água no chuveiro, isso ira ocasionar poeira que é proibida e prejudicial ao ser humano.
A válvula manual ira dar precisão ao operador na liberação de água sem desperdício e eliminação da poeira.

Opção 2:

Bombear atras de uma magueira 3/4″ direto para a máquina de cortar granito, utilizar uma mangueira transparente e não colocar válvula no percurso, evitando erros que podem fazer a bomba operar com a descarga fechada, nesta opção é importante ter duas bombas e uma bomba estar dimensionada para uma vazão de 1.800L/h.
considere uma altura de elevação baixa entorno de 3m. O disjuntor para ligar esta bomba deve estar no painel da maquina de cortar granito, de forma que apos o operador ligar o motor principal do equipamento, ligue em seguida a bomba “A” ou “B”.

1
2
3
1

Caminho para o 1° Tanque.

2

Sapatadas.

3

Elevação para retenção da água.

Maquina para Mamoraria em Petropolis