4.9/5 - (36 votes)

Fluxograma e Organograma da Marmoraria

Veja abaixo um exemplo de área física para a produção da marmoraria.

Matéria Prima

A posição da matéria-prima dentro da produção de uma marmoraria é fundamental para a agilidade operacional e o fluxograma. Isso é um fato!

Note que a matéria-prima está localizada na entrada/fundo do galpão, com a função de dar velocidade ao descarregamento e ao próximo passo da produção: o setor de corte.

Uma ponte rolante cobrindo toda a extensão da área de matéria-prima e da área de corte da marmoraria proporcionará velocidade e organização ao fluxograma. Este equipamento certamente será um investimento com um excelente custo-benefício para a sua empresa.

Por outro lado, para empresas que estão iniciando no ramo e desejam investir um valor mais baixo, a Maqfort também oferece pórticos rolantes e guindastes giratórios fabricados sob medida para o seu galpão.

Area de corte na marmoraria

O setor de corte deve estar posicionado logo após o estoque de matéria-prima. A serra industrial deve estar acompanhada de um guindaste giratório de, no mínimo, 500 kg para movimentar as chapas até o carrinho da máquina, iniciando assim o processo de produção.

Dica: Pense sempre a longo prazo e estude o seu espaço físico para futuros maquinários e aumento de produção. Acredite no seu crescimento e na evolução da sua empresa!

A Maqfort possui cinco modelos de cortadeiras com foco em alta produção para todos os segmentos e carros-chefes do mercado. Nossas máquinas realizam cortes retos, a 45°, cortes circulares ou ovais, e até boleados em chapas de 3 metros para alta produção de túmulos. Clique aqui e confira nossas opções e veja qual atende melhor às suas necessidades.

Area de acabamento na marmoraria

Esta é uma área que requer muita atenção, pois o melhor fluxograma depende do carro-chefe da marmoraria e dos objetivos que o marmorista deseja alcançar. O posicionamento da primeira máquina e o método de locomoção das peças do estoque de recorte devem ser cuidadosamente analisados para atender com máxima eficiência e prontidão possível.

Por exemplo, uma marmoraria cujo carro-chefe são pias e lavatórios deve posicionar a sequência de máquinas para abertura da boca de pia e o acabamento interno logo após a poliborda automática ou semi-automática, criando uma produção linear e máxima produtividade.

Por outro lado, marmorarias que atendem a um mercado diversificado devem posicionar a máquina de boca de pia/furadeira ao lado da poliborda automática ou em uma posição que não atrapalhe o fluxo e locomoção das peças para a área de colagem e acabamento final.

Aqui você encontrará as melhores máquinas para o setor de acabamento.

Carregamento e descarregamento

O ideal para a marmoraria é ter uma área de trânsito para caminhões e carretas com pelo menos duas vias distintas: uma para descarregar a matéria-prima e outra para carregar o produto finalizado. Isso evitará congestionamento de caminhões com objetivos diferentes dentro da sua marmoraria.

Após uma análise rápida do desenho ao lado, é possível afirmar que os caminhões destinados ao descarregamento da matéria-prima se deslocam de forma longitudinal para dentro do galpão. Diferentemente das carretas e caminhões destinados ao carregamento do produto final.

Na área de carregamento do produto final, é possível criar uma doca onde o caminhão ou carreta “entra” e sua caçamba fica ao nível do solo. Este processo agilizará o carregamento e a logística de posicionamento dos produtos.

As melhores máquinas para agilizar a produção e melhorar o fluxograma da Marmoraria

Poliborda Automática

Novos recursos de Meio boleado, 45° e pingadeira.

Máquina de cortar Granito e Mármore

Encabeçadeira e recursos unicos