Como fazer uma bancada curva de mármore, granito ou rocha industrializada

O processo é simples… Só que não!
Em minha humilde experiencia, para fazer uma bancada em curva/curvada perfeita requer muita pratica, atenção e acima de tudo foco.

Use e abuse de folhas em branco antes de iniciar o trabalho na pratica, desenhe a bancada 10 vezes se for preciso. Filete por filete, medida por medida e leve em conta até a quantidade de cola usada.

Para aqueles que buscam desenvolver esta técnica e adaptar a marmoraria com este novo desing no mercado, segue abaixo um passo a passo simples e direto.

Ferramentas usadas:

  • Politriz Manual
  • Massa especial para colagem
    ( A cor devera se assemelhar ao máximo com o pedra usada)
  • Pasta para polimento
    Existe uma variedade de pastas no mercado com diferentes cores.
    A pasta incolor pode ser usada para qualquer tipo e pedra, porém isso exige que a colagem seja impecável.
    Particularmente aconselho a marca bellínzoni. 
  • Para finalizar use o acabamento brilhante em litro.

Existem outros produtos que podem ser usados para dar o aspecto perfeito na curva, isso cabe ao profissional realizar testes e distinguir o melhor para cada pedra natural ou industrializada.

VIDEO EM BREVE

Na Produção

Se você já possui experiencia na área de marmoraria sabe como funciona a produção de uma bancada e como é feito o aspecto em curva.
Para aqueles que não, o processo não exige o grande conhecimento do multi-verso, na maioria dos casos são pequenos filetes de uma unica chapa cortados com a intenção de serem coladas em uma bancada feita de cimento com a curva ja pré projetada.

Ao realizar os cortes dos filetes, utilize uma serra makita manual com guia e cole fitas adesivas onde serão realizados os cortes, isso evita o esfarelamento e gera exatidão aos cortes.

Passo a Passo da Instalação

Apos a alvenaria e a secagem da mesma, é hora de instalar a bancada.

  1. – Efetue a instalação da parte superior da bancada e separe os filetes do mármore em ordem de colagem. As medidas dos filetes nem sempre serão as mesmas, até milímetros interferem na exatidão do angulo.
  2. Posicione os primeiros filetes sem utilizar a massa especial, analise a distancia ideal entre uma e outra e a quantidade de massa que ira ser necessária.
  3. Se está é sua primeira vez, evite usar chapas com veios nas curvas, o seguimento pode destacar um erro cometido na colagem e o resultado será um errinho se destacando mais do que a bancada completa e montada.
  4. Passe a massa especial e inicie o processo de posicionamento dos filites, esteja sempre atento  e remova o excesso que é eliminado.
  5. Aguarde secar.
  6. Passe a pasta de polimento e analise a olho nu cada possível vão entre as peças e certifique que a pasta tenha penetrado sem ar.
  7. Inicie o processo com a politriz manual e de o acabamento.
  8. Use o litro de brilho para finalizar o processo e faça o polimento sempre de forma gradual.