Assentar Pisos de Granito e Marmore
5 (100%) 1 vote[s]

Certamente este é um assunto do seu conhecimento e é crucial para qualquer marmorista, então não custa nada relembrar !

Dicas:

– O granito e marmore apresentam variações de espessura então faça o nível adequado de massa.

– Nunca assentar o material úmido, pois dificultará a colocação das peças e a eliminação de umidades das mesmas; assim como, contrapiso úmido.

– para uma boa estética e para não interferir na coloração do revestimento, assente os mármores e os granitos brancos/claros com argamassa branca.

– Evite contaminações da massa com resíduos de tijolo, pregos, madeiras e etc.
não use barro na massa de assentamento.

– Nunca rejuntar o material antes de 07 dias após o assentamento, caso a pedra tenha absorvido água, esta irá evaporar mais rápido através das arestas das peças

– Verifique a variação de espessura (+ ou – 3mm, média de 2 cm), a diferença tira-se na massa.

Evitar oxidação:

A ferrugem é o resultado da oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigênio presente na água e no ar se oxida e desta reação surge a ferrugem que deteriora pouco a pouco o material original.

O correto é peneirar a areia da melhor maneira possível para ser usada na mistura da massa.
tente evitar fragmentos.

Quando receber impermeabilização no contrapiso:

Em sua maioria a impermeabilização deverá ser em áreas úmidas e frias por exemplo:

  • cozinha
  • banheiros
  • Área externa

Grande parte de nossas construções são térreas e o piso do térreo está apoiado direto no terreno. Alguns cuidados devem ser tomados ao se executar o lastro, que é a camada de concreto em que o contrapiso e piso serão aplicados. O mais básico deles é sempre colocar uma camada de brita com um pouco de areia antes de realizar o lastro. Essa camada de pedras age como um separador entre o concreto e a terra, isolando o piso de um ambiente úmido que poderia trazer problemas.

Áreas Molhadas – As áreas molhadas de sua residência são a área de serviço, cozinha e banheiros, isto é, os espaços sujeitos a receber grandes quantidades de água no dia a dia, seja por conta do banho ou por uma lavagem de piso. Em um apartamento ou sobrado, essa questão pode se tornar uma grande dor de cabeça quando as proteções são mal feitas.
Existem muitos produtos para se utilizar nessas áreas, sendo os mais comuns a manta asfáltica, elastômeros e muitos tipos de pinturas impermeabilizantes.

Manchas amarelas no granito, Como evitar:

  • Caso a peça esteja molhada, deixar secar para assentá-la (no mínimo 48 horas). Nunca assentar o material úmido, pois dificultará a colocação das peças e a eliminação de umidades das mesmas; assim como, contrapiso úmido.
  • Assentar os mármores e os granitos brancos ou claros com argacola branca e não argamassa branca, pois a argamassa a composta de areia grossa não peneirada, sujeito a contaminação.
  • Utilizar pouca água na mistura com a argacola. A espessura deverá ser no mínimo de 1cm, pois a pedra está mais isolada de qualquer contaminação.