Qual deve ser a espessura do beiral de um tampo de granito?

Beirais de tampos de granito podem ter várias espessuras. O granito é um material natural e durável muito usado como tampo de bancada em cozinhas e banheiros. É comum que esses tampos tenham um beiral, a parte que não está sobre a bancada.
A espessura desse beiral depende de vários fatores, como o tamanho e o peso da placa de granito.

Informações gerais

Tampos de granito podem ser encontrados mais facilmente em espessuras que variam de 1,5 a 4 cm. Os tampos mais comuns possuem 3 cm de espessura, com um beiral de 4 cm de largura. Geralmente, um tampo com 2 cm de espessura suporta a instalação de uma pia e um peso razoável. Além disso, a espessura do beiral é normalmente a mesma do restante da placa de granito.
A definição da espessura depende de vários fatores, como o tamanho da bancada, a necessidade de suportes para o tampo e o valor da peça.

Peso do Tampo de Granito

O peso do tampo de granito pode influenciar na definição da espessura da placa. Quanto mais espessa for a placa, mais pesada e difícil de instalar ela
será. Uma placa de granito de 2 cm de espessura pesa 63,5 kg por metro quadrado.
Já uma placa com 3 cm pesa 97 kg por metro quadrado, e uma com 5 cm, 146 kg por metro quadrado.

Valores e Investimentos

É preciso muito granito para moldar uma placa espessa e isso torna o tampo mais caro. De forma inversa, é preciso menos granito para moldar uma placa mais fina, o que deixa o tampo mais barato. Leve em consideração o valor que pretende gastar com seu tampo de granito ao pensar na sua espessura.

Tamanho da bancada

A espessura do beiral deve ser proporcional ao tamanho do tampo. Por exemplo, o tampo usado em uma pequena bancada de banheiro pode ter uma espessura de 2 cm, enquanto uma placa de granito usada em um grande balcão de atendimento deve ter 4,5 cm.

Suportes para tampo de granito

Uma placa de granito com 2 cm de espessura pode ter um beiral de até 30 cm. Porém, se o beiral tiver 25 cm ou mais e a espessura da placa for de 3 cm, você deve colocar suportes embaixo do beiral, para que o granito não quebre por causa do peso.
Você pode usar cantoneiras ou hastes de metal como suportes.
Se não quiser mudar o estilo da cozinha por causa dos suportes, você pode colocar um beiral com uma espessura menor.

Outros Fatores

Alguns outros fatores podem ainda influenciar na definição da espessura do seu tampo, como a cor do granito que você pretende usar.
Placas de cores mais claras tendem a ser mais finas, enquanto as de cores mais escuras tendem a ser mais espessas.
Além disso, o acabamento do granito também pode durar mais se você tiver um beiral mais espesso.