5/5 - (4 votes)

Etapas de planejamento e controle de produção da Marmoraria

“Quais as etapas desde do primeiro contato do cliente até a entrega do produto e montagem”? 
Essa é a questão que recebi de um dos nossos clientes, e por isso quis apresentar a vocês algumas ideias que debatemos para que cada etapa seja feita de forma profissional e gere um excelente feedback do seu cliente. VAMOS LÁ.

PRIMEIRA ETAPA:
Logo depois do cliente te encontrar e conversar sobre seus objetivos dentro do lar ou o arquiteto transmitir as ideias é preciso agendar uma visita técnica junto ao cliente e em cada parte da casa ou apartamento estar atento aos objetivos dele.

Tenha em mãos portfolios com fotos e vídeos dos seus materiais ou produtos feitos anteriormente com o mesmo mármore ou granito que o cliente deseja.
Ter isso em mãos dá ao cliente uma perspectiva visual do que estava apenas na mente dele.

SEGUNDA ETAPA:

As medições e o esboço inicial de cada área da casa ou apartamento.
Realizar esse processo numa folha de papel e lápis?! Voltamos para a idade da pedra e eu não sabia?
Se atualize meu amigo, hoje existem muitos aplicativos para tablet e celulares que com um pouco de pratica você terá seus esboços feitos em alguns minutos, além de poder apresentar ao cliente na mesma hora com um aspecto profissional.

Eu recomendo o aplicativo SKETCHBOOK usando um tablet e uma caneta touch screen, assim você terá mais facilidade no manuseio.

Dá uma olhadinha nesse vídeo abaixo.

TERCEIRA ETAPA:

O orçamento deverá ser ser apresentado em pdf com logomarca da marmoraria, se possível incluir os esboços com as medidas ou desenhos em DWG (autocad), além de incluir o valor final e as formas de pagamento acordadas.
O próximo passo será o contrato de venda, ele é muito importante para resguardar a sua empresa e o cliente. Aconselho a consultar seu advogado e juntos realizarem um contrato definitivo com o objetivo de amarrar qualquer problema que possa ocorrer como: atrasos, instalação por terceiros, perde de material na instalação e etc…

QUARTA ETAPA:
Após o desenho feito, aprovação do cliente e a venda concluída, vamos para a conferencia de cor e metros quadrados no estoque ou aquisição da matéria prima.
Após esse processo, vamos para a produção! Nesse ponto aconselho a ter outra etapa de conferência de cor e metros quadrados tanto pelo cortador quanto pelo medidor que visitou o cliente. (em alguns casos há detalhes conversados com o cliente que não foram anotados ou passados para a produção, então estar presente e ter um bom dialogo com os responsáveis é importante.

QUINTA ETAPA:
Recebendo a autorização de fabricação, vai para planejamento de corte e sequencia dentro da produção.
Corte + acabamento + colagem.
A equipe ou o responsável pela medição deverá acompanhar até o final da instalação das peças no cliente.

SEXTA ETAPA:

A montagem e instalação do produto final.

Ter sua equipe de montagem é importantíssimo para a imagem da sua marmoraria OK?
Sua produção é profissional, o acabamento foi impecável o corte foi limpo e sem lascas, e por ventura do destino o pedreiro vai instalar e comete 10 erros no processo…
São raros os que irão assumir o erro para o cliente, é  provável que jogue a culpa no corte e no acabamento da marmoraria.

Meu caro leitor, se quer algo perfeito faça você mesmo!
Por tanto ofereça ou inclua no preço a montagem e instalação das suas peças grandes como pias, bancadas, ilhas, lareiras e etc… Não deixe o nome da sua marmoraria ir pro brejo por culpa dos outros.